Produções que ajudam a compreender a história do cinema nacional e mundial


Produções que ajudam a compreender a história do cinema nacional e mundial

 

Quando falamos de cinema, claramente temos uma visão do glamour que a as telonas conseguem transmitir, além de transpassarem ideias, mágica e um novo universo para quem assiste. Hoje, quero indicar pra vocês alguns documentários que servem de inspiração para compreender o cinema brasileiro e internacional. São diretores, roteiristas e muita gente que pode de alguma maneira, dar a você uma amplitude sobre como tudo é feito antes de chegar aos cinemas.

Para começar a sugestão de produções que falam do cinema brasileiro e toda a sua trajetória, indico o documentário “Passagens”, de Lúcia Nagib e Samuel Paiva, é a mais recente produção que vi, e acho interessante estar na lista até pelos personagens que são entrevistados, este documentário mostra uma seleção de filmes brasileiros em que a utilização de expressões artísticas, como música, pintura, teatro e literatura, constituem uma passagem para as realidades social e política. Para isso, o documentário exibe entrevistas com importantes cineastas brasileiros, como Kleber Mendonça Filho e Tata Amaral.

 

 

Outra sugestão é o longa “Panaroma do Cinema Brasileiro”, de 1968 do diretor Jurandyr Passos Noronha. O clássico documentário, fala sobre filmes e de seus principais personagens, desde os seus primórdios, em 1898, até o ano de 1966, narrada através da montagem de trechos famosos de filmes e de outros registros audiovisuais de acontecimentos marcantes e de personalidades cruciais para o desenvolvimento da produção cinematográfica ocorrida no Brasil. Confira a entrevista com o cineasta abaixo: 

Indo para o cenário internacional:  A História do Cinema: Uma Odisseia

O crítico de cinema e historiador Mark Cousins​​ usa clipes de filmes, entrevistas com cineastas, e imagens ilustrativas dos locais ao redor do mundo para levar os espectadores através do cinema e da história cinematográfica, a partir do final do século 19 até hoje, com particular ênfase em cinema mundial. Veja abaixo: 

Uma Viagem com Martin Scorsese pelo Cinema Americano

A direção é assinada em parceria com Michael Henry Wilson, mas é Martin Scorsese o mentor desse documentário que faz um olhar profundo e preciso sobre a história do cinema americano: de Griffith, passando por Buster Keaton, Chaplin, Elia Kazan, Wilder, Kubrick. Scorsese, de forma didática, apresenta os vários gêneros do cinema na América, como os clássicos westerns. Lançado no Brasil em três episódios. Abaixo, a produção em inglês: 

Stanley Kubrick: Imagens de uma Vida

A produção é um tributo ao cineasta norte-americano Stanley Kubrick, dirigido por Jan Harlan, seu companheiro de trabalho em diversos filmes. São cerca de 50 depoimentos de atores, roteiristas, diretores, produtores, equipe técnica em geral e familiares que falam sobre Kubrick. Nomes como Steven Spilberg, Woody Allen e Sydney Pollock podem ser conferidos. Além das entrevistas, os amantes da obra de Kubrick podem acompanhar toda a evolução do processo criativo do diretor, bem como informações sobre sua vida pessoal e a influência de suas experiências em seus filmes.

Estas são (poucas), mas sugestões bem profundas e interessantes para você que deseja saber mais sobre o mundo do cinema e têm fascínio em conhecimento. Estas produções, servem também, para você que é roteirista, produtor de conteúdo e cineasta.