A fórmula do sucesso para o teu filme!


A fórmula do sucesso para o teu filme!

Que muitos filmes saem das grandes produtoras arrebatando milhões de bilheteria e público, isso não é nenhuma novidade. Mas anos atrás, cientistas japoneses desenvolveram uma fórmula matemática capaz de prever o sucesso de um filme antes mesmo de seu lançamento.

Claramente, os estudiosos verificaram como a discussão sobre filmes de sucesso se espalha nas redes sociais. Ao comparar esses dados com a receita que os filmes arrecadaram na bilheteria, eles perceberam uma grande semelhança entre a previsão e o faturamento real.

O estudo The ‘hit’ phenomenon: a mathematical model of human dynamics interactions as a stochastic process, desenvolvido por Barak Akira Ishii, Hisashi Arakaki, Naoya Matsuda, Sanae Umemura, Tamiko Urushidani, Naoya Yamagata e Narihiko Yoshida, da Universidade de Tottori (Japão) foi publicado no New Journal of Physics, e mostrou que os investimentos em publicidade antes mesmo do lançamento do filme, geraria resultados positivos nas bilheterias. Mas não só isso!

Os físicos utilizaram o orçamento diário gasto em publicidade destes filmes, comparando-os com a comunicação direta e indireta dos mesmos, com textos, artigos, críticas de cinema em blogs e sites, além da interação das pessoas nas redes sociais.

Se uma pessoa está lendo e comentando o blog de um amigo, é considerada uma comunicação direta. Mas, se uma pessoa se depara com um blog entre várias páginas e links, o estudo considera uma comunicação indireta. Os dados mostraram que o bom e velho boca-a-boca, direta ou indireta, somados aos gastos publicitários influenciam fortemente a decisão de uma pessoa sobre assistir ou não determinado filme.

Para nós, a pesquisa ajuda a perceber que todo o investimento de divulgação realizado com o longa, necessita ser iniciado já nas gravações, e a publicidade e mídia podem começar meses antes do lançamento nos cinemas. Aqui não estamos colocando em questão a qualidade imagética dos filmes ou o eu teor criativo, e sim, os números de público e bilheteria.

Fica aqui a dica pra você está que começando o teu projeto, coloque no plano de lançamento uma verba destinada a estimular o interesse no filme, os resultados plantados hoje, serão colhidos lá na frente.